25 de maio de 2011

25 de Maio - Dia do Orgulho Nerd


Bom, o nome do blog é sugestivo demais pra deixar passar uma data como essa, não acha ?


Enfim, tudo surgiu na Espanha em 2006, comemorando esse dia graças a uma série de coisas que surgiram nesse dia porém a maior de todas é devido ao lançamento de "Star Wars - Episode IV: A New Hope" que foi justamente lançado no dia 25 de Maio de 1977, porém nada disso teria o menor sentido se não fossemos por nós amantes de séries, jogos, animes, etc...

Outro motivo do surgimento da data é em homenagem ao escritor Douglas Adams, escritor dos livros "Mochileiros da Galáxia", e exatamente por isso também o dia do Orgulho Nerd é chamado de Dia da Toalha, por que a toalha é um dos objetos mais usados em seus livros que por sinal satirizam bastante coisa.


Apesar de tudo, ainda há estereótipos errados a esse respeito, como eram constantemente mostrados em filmes dos anos 80 com garotos totalmente antisociais, com péssimos gostos pra roupa e sendo completamente desastrados, atrapalhados, e totalmente sem habilidades para coisas relativamente comuns, e isso é algo errado, afinal de contas, acho que não é necessariamente um padrão de roupas ou um conjunto de demonstrações de azar que te caracterizar.

Até por que se dependesse de demonstrações de azar eu certamente seria o cara mais nerd da minha cidade, no mínimo...

Mas entretanto, antes de tudo vou esclarecer meu ponto de vista sobre esse estereótipo, o que eu realmente acho disso é RIDÍCULO, afinal de contas são os gostos pessoais que determinam se você é nerd, roqueiro, ou qualquer coisa do tipo, assim como não concordo com o fato de roqueiros necessariamente usarem camisas de banda, calças jeans e tênis All Star 24 horas do dia. Todo essa padronização é boba, sem sentido e demonstra o quanto o pensamento das pessoas vai se atrofiando com o passar dos anos.


E antes de pensar em me xingar, eu já li bastante e concordo com uma reportagem (mas não me lembro de onde) que eu vi, que dizia basicamente, não se existe um Nerd em tudo, e sim nerd em determinados aspectos, como por exemplo, eu sou um nerd em jogos, animes, e em metal, compreende?

Eu por exemplo uso camisas de banda, não gosto de calças compridas, mas mesmo assim uso roupas comuns e por mais que eu odeie calça de vez em quando acabo usando, e por ae vai, roupas não determinam nada nesse aspecto, por que a pessoa só vai deixar passar essa imagem se ela quiser, afinal ninguem pode impedir uma pessoa normal de usar camisas de nerd, muito menos acessórios ou ver os filmes que um nerd normalmente assistiria.

O ideal seria conhecer a pessoa de que se trata, conversar, e ver se os assuntos batem, o nerd é muito mais que simplesmente gostar de Star Wars, ou jogar RPG de mesa, e sim uma pessoa que busca entender daquilo que se trata e se tornar um nerd exatamente daquilo que ela gosta muito. É buscar uma coisa do seu interesse e ver prazer naquilo de forma que te agrada e você trocaria qualquer programa comum por uma simples pesquisa, e assim se sentir bem por que conhece daquele assunto uma quantidade além do que uma pessoa normal .


E bom, no final das contas temos sorte, afinal vários filmes vem ganhando remake graças a isso, assim como vários jogos, isso tudo sem contar a chuva de filmes no cinema que são baseados em quadrinhos, e não imagino que seja necessários exemplos como "Batman - The Dark Knight" ter adquirido alguns bilhões para provar tal feito. Outra fator positivo é o acesso a coisas do tipo, que agora com a internet fica bem mais fácil, como quadrinhos clássicos e antigos dos quais hoje em dia não precisamos procurar feito loucos pelas revistas oficiais (eu sei que ter a revista seria melhor, mas antes ter em formato para ler no pc do que nada), animes, desenhos, e até mesmo seriados como The Big Bang Theory e The IT Crowd, que retratam com humor e sem aqueles estereótipos ridículos de nerd dos anos 80, o que é um fator positivo e tanto!

E pra concluir a postagem, só queria deixar claro que não é necessário roupas, acessórios ou mesmo atitudes estranhas e muito menos machismo, afinal ainda existem pessoas que acham que nerd é só homem (ridículo e imbecil, eu sei) então, para todos os imbecis que tem determinados preconceitos ou mesmo para mulheres que acham os nerd ridículos, leiam isto e pensem um pouquinho.

Nenhum comentário: