26 de julho de 2012

Lost Planet: Extreme Condition


E ae galera, resolvi abordar um jogo um pouco diferente do meu próprio costume, e eis que temos aqui Lost Planet: Extreme Condition, criado pela Capcom e pela Spark Unlimited em 2006 pra Xbox 360, e posteriormente lançado pra Windows e PlayStation 3.

Eu pra ser sincero, aprendi a gostar mais de jogos de tiro em terceira pessoa graças a esse jogo mas tudo começou com uma simples compra, eu tava comprando Resident Evil 5 e comprei o Gold Edition, e nisso eu tava com pouco de grana sobrando e comprei essa belezinha por uma miséria quantia de R$ 49,90.


Olha, pra ser bem sincero, eu fiquei com medo, o gameplay dos vídeos sempre parece legal mas pegar e jogar é outra coisa, sempre muda a ideia do jogo pra melhor ou pior quando você ta com a manete na mão.

Agora, eu quando comprei, tive medo, pensei que pelo preço e pelo tempo já lançado seria um desses jogos que estão fazendo milhões de pilhas em estoques e o preço é quase de graça por ser uma grande diarréia em jato.

Mas eu me enganei, eu dei um baita tiro no escuro e acertei em cheio.

Sinceramente, o jogo não é a melhor coisa que a vida pode te oferecer, mas ele é um jogo ótimo mesmo assim.


Começando com o gameplay, que é muito bacana, ver o personagem em terceira pessoa, movimentação bem legal pra época, e mesmo hoje em dia por temos gráficos superiores mas levando em conta a época foi feito com enorme capricho.

Os controles são simples e eficientes, um botão pula, outro atira o gancho que vai te levar pros lugares mais altos, outro troca as armas, e os botões superiores atiram e movimentam a câmera.

Vai fluir supimpa no seu joystick, eu garanto, e se for teclado e mouse, não preciso nem me pronunciar.


E os aspectos mais fodas do jogo, de fato mais da metade da graça é com certeza o fato dos monstros gigantes, os robôs que os personagens usam na história, que são conhecidos aqui como Vital Suit e o fato de estar em outro planeta totalmente coberto de neve.

Sinceramente, robôs são sempre fodas, não importa o tamanho deles. Agora quando o cara entra nele e usa ae sim fica muito mais foda.

E o mais interessante é que na história as pessoas usam robôs pra quase tudo mas o jogador só usa em combate... mas a parte realmente interessante disso é que existem MUITOS modelos de Vital Suits. Um que corre melhor, outro que bate melhor, outros equilibrados, até mesmo existem uns que são mais especializados em saltos e alguns que podem ser transformados em veículos. Uma ideia muito foda, e usada com maestria.


E outro aspecto bacana, é a presença da T-ENG, a energia que aquece as pessoas nesse planeta, uma espécie de dispositivo, e o seu personagem precisa se aquecer usando ele pra não morrer de hipotermia num planeta super gelado, confesso que isso dificuldade ainda mais o jogo, levando em conta que ele já não é fãcil, mas os monstros nem sempre são derrotados com tiros, grande partes deles tem pontos com concentração de calor em seu corpo, basta atirar la, eles congelam e morrem.

E como tática de gameplay, é possível pegar parte desse calor jogado no chão pra não morrer.

Mas é divertido e realmente uma novidade bacana.

Agora sobre o roteiro do jogo...

Bem, se a Capcom está no meio da produção e o jogo não é RPG, fica difícil esperar um bom roteiro de um jogo dela e principalmente se for de tiro.


Que me perdoem os fãs do gênero mas jogo de tiro nunca tem um roteiro admirável a ponto de ser chamado de excelente ou clássico. O máximo que vemos por aí, são adaptações de guerras bem feitas e tudo, mas nada criado do zero e repleto de novidades.

Mas enfim, o roteiro é basicamente, a Terra encontra-se bem estourada, ferrada, fudida e quase inabitável, e os motivos pra isso ficam a seu critério, o jogo não explora essa parte, mas encontraram um planeta onde há muita coisa semelhante com a Terra conhecido como EDEN III que tem atmosfera e oxigênio, porém há MUITA neve.

Então acreditaram que poderiam habitar o planeta e eis que eles descobrem que ele já tinham seus próprios habitantes, que são os Akrid.


Que por sinal são enormes e nada amigáveis.

E então descobrimos que NEVEC, uma organização que foi a primeira a pisar no planeta pretende usar um vulcão adormecido pra liberar toda a lava no planeta, derretendo a neve e destruindo os animais e sua geografia pra depois contruir pra depois liberar moradia somente aos que atendessem aos seus propósitos.

O nosso herói, Wayne (nome forte, não preciso falar por que) é nada mais que um filho de um dos cientistas que morre num ataque de uma das feras do planeta. Então, ele depois de uma surra, e ficar jogado, é encontrado por um grupo que é nada além de rebeldes contra a NEVEC, conhecidos como piratas da neve.

Sim, nome idiota, mas continuando...

Wayne, o herói do jogo.

A história se desenrola a partir desse ponto, e no seu grupo tem três personagens principais iniciais e outros que aparecem com o tempo. E infelizmente são todos clichês, com personalidades clichês, e desenrolar da história TOTALMENTE clichê.

Luka, a garotinha que não compreende e depois aceita o herói, Rick o nerd hacker, Yuri, o chefe que trai o grupo e depois prova estar protegendo eles da NEVEC, Gale, o pai do herói morto no início e Basil, a mulher durona, que parece ser mais forte que o herói e depois morre protegendo ele.

Simplesmente uma bosta... a história principal tinha potencial apesar de clichê, mas quando o chlichê é TUDO presente no roteiro, fica complicado...

Se os personagens fossem no mínimo menos clichês, acho que a história correria de uma forma mais eficiente. Só vi dois aspectos que não eram clichês mas prefiro que os jogadores descubram quais são, por que já tem tanta coisa clichê, não vou contar as poucas novidades que são legais.


E o próposito desse grupo de Wayne é usar um método mais lento e eficaz pra descongelar o planeta, de forma que não cause erosões. Possibilitando assim um método mais seguro.

Gostei do personagem principal, mas tenho que admitir que muita coisa nesse jogo é clichê e acaba perdendo a graça por roteiro, jogadores que sentem falta de história não devem passar perto desse jogo, principalmente levando em conta o final horrível, mas a jogabilidade é fantástica, realmente compensa comprar esse jogo na expectativa de ter boa jogabilidade.

Um jogo bom, com trilha sonora boa nos momentos presentes, por que alguns momentos vai ficar sem música só com som ambiente de vento e neve pra te fazer entrar no clima da parada, e costuma funcionar, mas acho que a presença de músicas mesmo que suaves, faria uma diferença positiva.


Jogadores hardcore tem um prato cheio aqui, jogo difícil, principalmente em canários fechados com muitos inimigos e nos chefes, pois vai ser necessário uma GRANDE estratégia em alguns momentos, principalmente da metade do jogo pra frente, a dificuldade aumenta consideravelmente, a pontos estressantes em alguns casos.

Caso não tenha jogado e você leitor possua Xbox 360, está em grande vantagem, pois existe uma versão exclusiva que a Microsoft fez pro console com muita coisa adicional, conhecida como Lost Planet: Extreme Condition - Colonies.

Vale a pena conferir, esse jogo pode te surpreender apesar dos clichês.


Enjoy!

Um comentário:

Blunt Force Trauma disse...

Pô mano, realmente parece ser um bom jogo, vou baxiar aqui no meu pc pra conferir (: