2 de abril de 2013

Top 5 - Melhores Jogos da Franquia Mortal Kombat


Quem me conhece sabe bem como amo jogos de luta, e como sou fã de Street Fighter.

Mas não somente de Street Fighter vive o homem, certo ?

Por que mesmo fã de Street Fighter, antes de tudo eu sou um amante dos jogos de luta.

Então...

Quando criança, eu já demonstrava interesse enorme por videogames e o meu primeiro contato com um jogo foi Mortal Kombat II nos primórdios de minha vida, enquanto minha mãe fazia compras e me deixava lá na loja jogando e jogando...

Bons tempos, onde a minha única preocupação era JOGAR, esse lance de colocar o cartucho, assoprar e tal era coisa de fraco...

MENTIRA!

Ter o cartucho em casa é super legal, assoprar e torcer pra funcionar que não é tanto.

Mas enfim, conversando com o meu amigo João Carlos sobre a série, me deu mais vontade de ir jogando mais e mais da série, buscar mais e mais da sua rasa história e conhecer ainda mais do universo de um dos meus jogos de luta favorito.

Eu acompanhei a série, que eu praticamente vi nascer ela totalmente e acompanhei cada passo de sua evolução nos consoles, por que Arcade em cidade pequena é o mesmo que cabeça de bacalhau, você ouve falar mas nunca viu...

Com isso, resolvi montar os meus jogos favoritos da franquia, e como eu fiz nos meus outros tops, somente baseado na minha opinião, essa postagem não é uma "postagem técnica" como alegaram que eu deveria fazer.

Sério, uma postagem "técnica" em um blog pessoal, coisas desse tipo me deixam um tanto quanto irritado, quem quiser uma postagem com "melhores" desse tipo, que vá num site ou blog pra isso. Fala sério...

Enfim, vamos começar essa joça que já perdi tempo demais me explicando!


5° Lugar - Mortal Kombat 4


Esse jogo eu mesmo o injusticei por anos. Muitos anos.

Mas depois jogando-o, percebi o quão sacana eu fui, desmerecendo um puta jogão desses, afinal de contas MK4 é daqueles títulos que se torna 3D sem perder o "charme" e que mantém o espírito do jogo completamente vivo.

Mas nem tudo são flores, alguns novos fatalities em 3D são toscos, alguns personagens novos não tem tanto carisma como os clássicos Scorpion ou Raiden, mas nem por isso são personagens bizarros.

Nada se compara ao nível de personagens horrendos que entrou na série em plena sexta geração dos consoles. Aquilo é inadmissível.

Fala sério... Blaze ? Moloch ? Darrius ? E quase todos os novos do Armageddon ?

Credão nessas merdas. MK4 colocou personagens novos com um pingo de carisma pelo menos.

Tipo Tanya, Reiko, Shinnok e Fujin.

E me perdoem quem curte, mas não sou fã de chefe roubado tipo Shao Khan, prefiro um cara normal me enchendo de porrada do que um super apelão com super dano e etc, nesse ponto Shinnok funciona melhor que qualquer um na série.

Mortal Kombat 4 na verdade é aquela sua prima feia de 12 anos que você ignorou e hoje ela tá com 15 super gostosa e você é doido pra comer mas ela não quer... Entende ?

Se você odiou o jogo por estar na vibe dos clássicos e está com mente aberta o bastante, jogue de novo. Afinal de contas, como eu falei, MK4 poderia ser a sua prima gostosa. Só que pra jogar não precisa pedir!


4° Lugar - Mortal Kombat II


Bom, esse jogo é um clássico. O quanto devo a esse jogo não é brincadeira!

Afinal de contas, FOI O PRIMEIRO jogo que eu joguei na minha vida.

E não confundo nostalgia com qualidade, nem por isso ele é o primeiro da minha lista, tá vendo retronostalgicfucking gamers ?!?!?!?!

Muita gente confunde qualidade com nostalgia, esse jogo pra mim é nostálgico sim, mas nem de longe o melhor da série, ele é um dos melhores da série "semduvidamente", já dizia o sábio Zeca Urubu.

Ele manteve a ideia clássica do 1, mesmo em ambientação e nos cenários e principalmente nas músicas.

Além de que tem um ponto dele que muitos AMAM e eu acho dispensável...

Que é o fato de todo mundo ter soco alto e baixo, e chute alto e baixo. Tudo muito repetitivo. E eu como já disse, eu acompanhei a série, e eu comecei no II. O 1 é bom sim, de fato. Mas muito cru, ainda mais pra quem já pegou no II.

Porém, explicarei depois o por que logo abaixo...


3° Lugar - Mortal Kombat Trilogy


Praticamente um Dream Match, a reunião de todo mundo da série.

Todo mundo MESMO, com direito à versões antigas de alguns personagens e chefes jogáveis.

E ISSO É MUITO FODA! MUITO MUITO FODA MESMO!

Mas o jogo tem uma leve histórinha, coisa que eu particularmente nunca apreciei muito na série.

Basicamente todas em 1, uma espécie de resumo da história já feita.

Mas não tem muito o que ser dito à respeito desse. Afinal de contas é um jogo simples, um título simples da franquia, com intuito de vender o máximo possível na quinta geração, saindo somente para PlayStation, Sega Saturn, PC e Nintendo 64.

Nem Arcade a coisa saiu, de tão sinistra que era a tentativa comercial.

Trata-se de um título com pouco acréscimo ao que já tinha sido feito no terceiro jogo da série, mas ainda assim um super título.

Acredito que por muitos anos esse foi (e talvez ainda seja) o melhor jogo da série pra jogar partidas de versus contra um amigo, algo próximo á The King Of Fighters 98' pra reunir todo mundo e sem muita preocupação com roteiro, saca ?


2° Lugar - Mortal Kombat 3/Ultimate Mortal Kombat 3


Esse jogo foi um marco, tanto a primeira versão quando sua atualização Ultimate. Joguei muito, mas muito MESMO no meu já falecido Super Nintendo

Na primeira, MK3 foi uma revolução incrível. Os personagens além de fatalities tanto finalizadores como de cenários, agora tinham uma coisa nova e muito foda:

ANIMALITIES!

Sinceramente, me impressionou a primeira vez que perdi e a CPU usou contra mim, achei simplesmente FODA!

Foda mas foda com força mesmo!

Lembram que eu falei acima que o sistema do MKII era muito cru ? Pois é.

Aqui surgiram combos, arremessos mais legais e simplesmente o número de personagens aumentou e alguns entraram, outros saíram. Mas confesso que prefiro a galera do 3 que do II brincando.

Em especial Shang Tsung, que deixou de ter um visual escroto e ganhou um visual decente, pela primeira vez!

No Ultimate apesar de terem removido os Animalities (que ainda existiam no Arcade) por falta de espaço, incluíram algo que nem o arcade tinha e somente o MK Trilogy havia testemunhado:

OS BRUTALITIES!

Outra coisa super legal, me diverti muitíssimo nessa versão do game, do Super Nintendo em especial. E depois de ter jogado TODAS vejo que ainda acho ela a melhor, pelo equilibrio e personagens adicionais se tratando do Arcade e Mega Drive.

E também reconheço suas falhas e inclusive as mais graves como ter menos movimentação que o II e os "braços voadores" depois de alguns fatalities ou até mesmo metade de corpos parados no ar depois de serem devadorados ou cortados. Enquanto no II os corpos caem e tudo bem fluído...

Mas uma falha não justifica ser pior e ainda mantenho minha opinião.

E pensar que numa determinada época eu tava tão viciado que eu decorei TODOS os fatalities, brutalities e combos de TODOS os personagens. Foram muitos anos jogando UMK3. Muitos mesmo!

Eu sei que eu não tinha vida! Já sei!


1° Lugar - Mortal Kombat 9


Simplesmente, outro jogo que eu meti o pau antes da hora.

Assumo minha falha e me arrependo dela amargamente!

Simplesmente, quando anunciado, os gráficos 3D lindíssimos e etc, eu imaginei que se tratava de outro jogo de luta 3D, e mesmo com seu lançamento, vi coisas que me desagradaram visualmente como o sistema de juggle levemente copiado de Tekken (e esse é o único aspecto do jogo que eu acho meio mal feito).

Mas o que rolou foi o seguinte, um cara da minha cidade me emprestou o jogo, eu pedi pra ver o Story Mode tão bem falado e conhecer a ideia do jogo por mim mesmo.

E simplesmente me apaixonei. Eu poderia falar mil coisas aqui que são mega ultra fodas nesse jogo.

Mas basicamente imagino a cena como foi, depois que a Midway praticamente virou NeatherRealms foi algo assim...

O diretor da galera chegou e falou grosso em alto e bom tom:

"VAMOS PEGAR TUDO QUE PRESTOU ATÉ HOJE NESSA PORRA E VAMO MONTAR O REBOOT DO SÉCULO, VALEU ?"

E os caras obedeceram:

"Reboot? Ok!"

"Personagens clássicos? Ok!"

"História contada de forma imergente e com novidades interessantes? Ok!"

"Personagens com golpes diferentes uns dos outros? Ok!"

"Movimentação fantástica e cenários dinâmicos? Ok!"

"Elementos 3D removidos? Ok"

"Personagens escrotos removidos? Ok!"

"Arcade com finais decentes? Ok!"

"Fatalities clássicos e ao mesmo tempo com cheiro de novo? Ok!"

"Fatalities novos igualmente legais? Ok!"

"Referências em todos os cantos? Ok!"

"Modo tag divertido? Ok!"

"Entupir o jogo de modos extras divertidos de forma que deixe o jogador sem saber o que jogar? Ok!".

"Músicas clássicas feitas do zero e melhoradas? Ok!"

"Cenários clássicos remodelados e cenários novos lindos? Ok!"

Mostra pra ele Scorpion!

Esses e mais outros motivos levaram a mim e mais uma legião de fãs a considerar MK9 o melhor jogo em toda a série.

E digo mais, na nova geração, BlazBlue Continuum Shift Extend e Dead Or Alive 5 tinham tudo pra superarem MK9 mas isso não aconteceu, cada um com suas falhas não soube dosar como Ed Boon soube sabiamente.

Os modos extras desse jogo são incrivelmente divertidos, a Torre dos Desafios é absurdamente grande e nem por isso menos divertida (um dia eu completo ela, passei da metade) e novamente repito, os finais do Arcade são muito bons, eles usam tudo que tem no universo do game e colocam o personagem como principal dando um final muito bom pra ele.

Eu poderia falar bem mais inclusive. Porém vou deixar isso pra um post exclusivo pro game, por que apesar de Super Street Fighter IV: Arcade Edition ser meu favorito da nova geração por questões de jogabilidade.

Afinal de contas MK sempre foi "meio duro" de se jogar...

Mas mesmo assim Mortal Kombat 9 é sem dúvidas além de melhor da franquia, o jogo de luta mais completo da nova geração. E tenho dito!


Menção Honrosa

Mortal Kombat: Shaolink Monks


Antes de me xingar, eu nunca disse que seria um post com games de luta somente, disse ?

Não lembro nem do comi no almoço de ontem, então se eu disse foda-se, então eu retiro!

Basicamente, trata-se de um jogo de aventura e beat'em up da série lançado no PlayStation 2 e Xbox, sendo assim o único da sexta geração que presta, por que puta merda no Deadly Alliance, Deception e principalmente no Armageddon!

Esse jogo poderia facilmente ser canônico, mas ele é um spin-off que conta os eventos que houveram entre MK1 e MKII. E a história é simples porém muito funcional.

Shang Tsung após ser derrotado no MK1, vai para Outworld e os lutadores devem fugir da ilha que se encontram, fazendo com que Kung Lao e Liu Kang, os dois monges shaolins protagonistas do game vão para Outworld junto com os demais participantes para em Outworld tentarem novamente vencerem um torneio Mortal Kombat.

E caso Shang Tsung vença, ele poderia conquistar a Terra sem um MK feito lá, algo tecnicamente fora das regras.

Regras que sabe-lá quem fez, e mesmo que houvesse "quem" fez, não se saberia por que fez.

Só sei que é foda!

E nesse processo ainda vencer Shao Khan, mas confesso que essa parte final já não sei se é considerado MKII ou um prólogo do jogo... Entretanto, esse jogo justifica algumas coisas inclusive o aprisionamento de Sonya Blade, mostrado somente no cenário do vilão-mor da série no segundo jogo.

Jogo extremamente bem feito e nada mais justo que ser citado.

Sem contar na possibilidade de jogar com Scorpion e Sub-Zero. Não poderia ser mais foda que isso!

11 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom! Da vontade de jogar lendo isso! \o/

Junior disse...

o mk2 é épico,
mas já que falou, terei que experimentar MK9

lucas freitas disse...

Poxa, tenho um preconceito sinistro com MK4, irei jogar ele novamente, contando sobre os MK Armagedon e um outro que esqueci o nome, realmente o jogo é uma merda, o que acho que eles poderiam ter aproveitado, era o esquema de mudar o estilo de luta que foi acrescentado no jogo, que com a minha opinião fez uma diferença sinistra.

Agora MK trilogy é épico, e um negão com uma pica de 3 metros, sério.

Juninho! disse...

Junior, vale super a pena. Eu considerava os antigos fodas e intocáveis e veio o 9 fodendo com tudo! shusahsauh

E Lucas, o MK4 é algo a ser apreciado com calma, por que ele assusta mesmo logo de cara.

E de fato Deception, Deadly Alliance e Armageddon são 3 bostas muito mal cagadas.

E os estilos de luta acrescentaram mesmo ao jogo, renovou o espírito do game. Porém no 9 isso foi utilizado sem escolher, mas a grande sacada é que desde então nunca mais houve personagens "repetidos" em MK.

E Trilogy é sensacional mesmo, melhor pra versus que ele impossível. A parte do negão com pica de 3 metros você pode apreciar sozinho meu velho sahusauhsauhsauhsauhsah

lucas freitas disse...

Sei que tu gosta de um negão

Juninho! disse...

Nem ferrando sahusahuhusasa

João Carlos disse...

Concordo com a maioria do que você disse ai, mas falar que o Deadly Alliance e o Deception são lixos é um pouco demais. Os jogos são bons sim, o grande problema é apenas os personagens novos que são toscos, mas os antigos que retornaram estão muito bem representados e também foi nesses 2 jogos que a história alcançou o ápice. O Armaggedon sim poderia ter sido apagado da história que ninguém ia fazer falta dele.

Unknown disse...

MK9 em 1º é MUITO merecido, é divertido demais!!! É bem aquilo mesmo, todos os acréscimos foram perfeitamente encaixados, fiquei encantada quando vi pela primeira vez *.*
Ainda bem que acordou a tempo, Juninho hahahaha

Juninho! disse...

Verdade Isa, bem que você me avisou! xD


E eu pague a língua. Comprei o Komplete Edition!

Mario disse...

Juninho gostei muito do seu blog, teria interesse em publicar algumas notícias , reviews em meu site ? http://www.gameit.com.br

Mario disse...

Esqueci de dizer, o e-mail para contato é: fale@gameit.com.br caso voce tenha interesse.