9 de junho de 2014

Top 5 - Melhores Jogos de Street Fighter



Gostaram da imagem inicial com o Robotnik (ou Eggman, sei lá) nos peitos da Chun-Li? Eu espero que sim.

...

Pois é cambada, demorou MUITO pra eu fazer esse post, mas ele enfim saiu.

Muitos esperavam que fosse ser realmente bem rápido, principalmente depois de tantos posts de jogos de luta por aqui...

Como da Elite dos Jogos de Luta, do meu Top 5 do Mortal Kombat e Batalhas Mais Emocionantes...

Ou mesmo do Top 5 de Personagens favoritos da Arika, o modo como estragaram a versão americana de Street Fighter II e principalmente meu Top 20 de personagens favoritos da série.

Minha nossa, com tanta propaganda eu me sinto uma propaganda do YouTube viva.

Agora chegou o momento onde falarei da minha franquia de jogos de luta favorita, e provavelmente gerará incríveis butthurts alegando que tenho uma opinião errada e mimimis desconcertantes que farão você, o orgulho da mamãe, levar boas palmadas.

Se você não faz parte desse bando, pois bem, seja bem-vindo e bora ler. E como diria o Amer quando fala sobre Street Fighter:

NÓS VAMOS AO ENCONTRO DO MAIS FORTE!

Incrível como essa frase nunca perde o impacto.


5° Lugar - Street Fighter EX 2

D. Dark realmente acha que vai segurar a onda...

"O QUEEEE??? COMO ASSIM UM STREET FIGHTER QUE NÃO É DA CAPCOM NO SEU POST?"

Calma calma...

Quie o jogo foi feito pela Arika e só publicado pela Capcom todos nós estamos mediocremente carecas de saber.

Street Fighter EX é o tipo de jogo que a gente torce o nariz de primeira, principalmente ao vermos nossos amados personagens em 3D, um 3D muito relativamente feio pra sua época mas poxa, a graça dos jogos de luta não é por base num visual.

Diferente do que 9 entre 10 dos leitores provavelmente pensam, Street Fighter EX foi um jogo extremamente divertido ao meu ver, e o EX2 foi ainda melhor. Tudo que tinha de bom no primeiro, foi potencializado no segundo de forma que tudo ficou ainda melhor, mais rápido e mais divertido.

O primeiro EX não era a melhor coisa do mundo e tinha finais extremamente ofensivos e absurdamente idiotas, mal tinha modos extras e era ridiculamente travado em algumas coisas, mas ainda era um bom jogo, em contrapartida o 2 veio fodendo multidões e foi ainda melhor, e é sempre bom ver os Meteor Finishes.

Além do mais, se querem saber, eu gosto MUITO dos personagens da Arika, mesmo sabendo que são digamos... meio deslocadosem em termos de serem lutadores mais sóbrios como os de SF (ignore Oni e Hakan, por favor) mas de toda forma eu realmente acho que boa parte deles seria bem vindo ao elenco principal.

O problema do 2 era o fato de ser um jogo praticamente voltado aos versus com os amigos porque não tem final no modo arcade e ainda por cima nada de modo extra decente... Fazer o que, não se pode ganhar todas.

4° Lugar - Street Fighter Alpha 2

OH MY FUCKING GOD, O ROLENTO TA NO STREET FIGHTER

Ahhhhhhh... Esse jogo tem história. E como tem.

E pensar que digamos, eu gostava mais de Mortal Kombat quando era mais jovem e jogava Street Fighter II (Super, Turbo, etc...) direto e reto mas não era meu favorito, sempre achava MK mais legal de jogar, mais possibilidades e etc... Aí eu fui na locadora e tinha lá... Street Fighter Alpha 2 pro Super Nintendo.

Eu não entendi que diabos era aquilo e aluguei.

Quando botei a fita, vi aquela abertura e meus olhos se encheram e brilhavam, eu parecia aqueles personagens de anime com olho grande e que berram de felicidade como se fosse a coisa mais natural do mundo.

Até hoje quando vejo essa abertura na minha cabeça toca a música em midi do SNES. E isso não é brincadeira.

Depois comecei a jogar, na hora que gritou "Rooooooound... One... FIGHT!"...

...eu tive que esperar, porque pra quem não sabe, esse jogo consta um pequeno atraso antes de cada round no Super Nintendo porque é meio pesado pro cartucho carregar aquilo tudo de uma vez e quando a pancadaria começou eu fiquei doido.

Era totalmente diferente do que eu tava acostumado, os personagens tinham visual melhor, agora tinham especiais, as músicas enfiavam as do SF2 no chão e pisavam com uma Avaiana de Pau por cima... E vou jogando de pouco a pouco até dar de cara com diálogos nas batalhas finais e de repente vejo um último chefe totalmente diferente, aquele Bison magro e sem graça havia injetado 30 litros de esteróides e estava monstruosamente forte e monstruosamente foda.

Minha nossa, foi muita emoção. Depois que vi as versões de PlayStation, Saturn e Arcade... Aí pronto. Fodeu.

Sem falar que ele introduziu Rolento. Isso é um excepcional ponto positivo. 

3° Lugar - Street Fighter III - Third Strike

"Acertei essa mulher macho em cheio... O que? Um parry? E agora quem poderá me defender?"

Rapaz, esse jogo é quase mastigado pelos fãs mais puristas, vomitado, triturado, pisoteado e depois jogado em bombas caseiras pra usar em rebeliões onde arruaceiros enfrentam a PM em protestos em nosso país.

Caralho, como vejo gente detonando esse jogo, e não é algo que eu digamos... Discorde, mas também não acho essencialmente justo. Até já falei por aqui no blog muitos motivos que são mais que suficientes pra você jogar Street Fighter III.

Inclusive o fato de Ryu não ser o principal e sim Alex.

Muita gente se apega aos personagens clássicos ou mesmo aos apresentados na série Alpha, eu reconheço que essas duas vertentes tinham (e ainda tem) mais carisma mesmo, e isso afastou MUITA gente.

Eu entendo perfeitamente você não gostar de Necro, Urien, Hugo, Twelve ou Sean, é compreensível. Mas se você gosta do Gill, aí sim você tem problemas.

Porém, não vejo sentido em condenar totalmente, muita gente mal deu uma chance ao jogo e simplesmente o escurraçou, outros tentaram e não se deram muito bem porque apesar de tudo o jogo consiste em uma mecânica extremamente única pra série.

Diferente dos clássicos, esse jogo novamente tinha especial, e diferente da Alpha que tinha recursos como defesa aérea ou 3 barras de especial, esse não. Era tudo limitado.

Aqui a defesa voltou a ser no chão novamente e você tinha 1 em 3 especiais pra escolher durante a luta inteira, isso tudo porque Street Fighter III foi criado mais voltado à torneios do que pra jogadores casuais e nada disso colaborou muito pra mídia gamer tanto antes quanto hoje em dia.

O jogo consiste num sistema de Parry, que é uma "defesa" que anula tudo, mas exige um tempo absurdamente preciso e uma prática muito acima do normal, ele é sem dúvidas o jogo de mais difícil domínio de toda a série, e provavelmente o jogo que em termos de competitividade só perderia pra Capcom vs SNK 2. E sendo assim de Street Fighter o segundo jogo mais competitivo.

O primeiro? Ah... Esse vem logo abaixo.

2° Lugar - Super Ultra Street Fighter IV Arcade Edition 2012 version

Um soco que desafia a anatomia.

Pois é, a Capcom não aprende e atualiza o jogo mais do que o SBT trocava o horário de transmissão do Chaves. Street Fighter IV veio em 2008 nos arcades, 2009 nos consoles e bingo, tava feita a lenha, o jogo tinha sido um sucesso comercial, online, offline e nas esquinas de cada cidade só se ouvia falar em SFIV e pronto.

2010... O ano da atualização.

Super Street Fighter IV. Quem comprou o primeiro, tava fodido, teria de comprar agora a recém atualização se é que queria continuar jogando, e ainda tinham 10 personagens novos e 2 modos de jogo A MENOS.

Capcom, sua maldita.

2011 veio com Arcade Edition, e era uma atualização paga, com 4 personagens e depois 2012 version (de graça, ufa) e agora o Ultra com mais 5 também pago.

Mas valeu a pena? Eu poderia afirmar claramente que SIM! VALEU!

Street Fighter IV (Super, AE, Ultra... tanto faz) acrescentou demais aos jogos de luta da sétima geração, foi um dos primeiros e ironicamente ainda vive desbancando os mais novos sendo a atração principal do torneio mundial de jogos de luta (Evolution, conhecida como EVO) desde 2009 e ninguém tira ele de lá. Tal como ninguém tirou Capcom vs SNK 2 por quase 10 anos.

O gameplay do 4 permite variações impressionantes, e coisas como Focus, Super, Ultra são novos ares pra novas estratégias e tudo só ficou ainda melhor com Red Focus e Double Ultra. Apesar da queda drástica de capricho, sendo o jogo com menos modos extras, finais horríveis, cenários idiotas e preocupação quase que zero com praticamente todos os personagens em termos de enredo, esse ainda se sai como o melhor jogo em termos de gameplay, sendo isoladamente o jogo de luta 2D mais competitivo que eu já tive contato.

Ele também tem a segunda melhor OST de toda a série, pedendo somente para...

1° Lugar - Street Fighter Alpha 3

GOLPE DO FURACÃO IMPROVÁVEL LEGAL PRA CARALHO!!!!

...essa belezinha aqui.

Alpha 3 é o tipo de jogo perfeito, que atira pra todos os lados e acerta tudo.

Praticamente o Tales of the Abyss dos jogos de luta.

Convenhamos, eu como fã do jogo e da franquia posso falar abertamente, Street Fighter sempre teve um universo com bons personagens mas o background do universo em si e dos personagens era uma grandiosa bosta que era provavelmente mais fedida que o cabelo do Hugo.

Na boa, eu não sei qual é o problema dos roteiristas dessa série. Mas por que Street Fighter Alpha 3 seria o melhor sendo que eu acabei de falar que a jogabilidade do 4 é a melhor?

Porque esse jogo acerta tudo. Tudo mesmo!

Ele pode não ser tão competitivo como Capcom vs SNK 2 ou Ultra Street Fighter IV mas é um excelente título pra torneios e durou MUITOS anos tanto nos torneios do Japão quanto dos Estados Unidos. Também é um excelente jogo single player e lotado de modos extras além de inúmeros personagens (segundo maior elenco da série) e todos com um carisma impressionante.

Difícil dizer, mas diferente dos outros jogos onde um ou dois finais eram bons, aqui um ou dois finais dos personagens são ruins, porque a maioria é realmente foda, sem falar que o jogo consiste em 2 rivais, sempre com diálogos simples porém eficazes que transmitem a essência de cada lutador perfeitamente.

A trilha sonora do game é fantástica, e brilha muito mais forte que dos outros por não serem repetidas, em Alpha 2 ou USFIV as músicas de modo geral são remixes das originais e normalmente muito boas mas comparem a tema original de Ryu do SF2 com a de Alpha 3 e o mesmo eu digo com Guy, Rose ou Vega onde as versões deles desse jogo são muito melhores que as originais.

Honestamente, eu adoro as clássicas mas as do Alpha 3 são mais temáticas, elas tem mais parte da identidade dos personagens com elas que dos outros.

O gameplay é realmente frenético, rápido e ainda tem 3 variações de modos sendo um deles mais próximo de SF2 (X-ISM), um da série Alpha (A-ISM) ou de variações de combos custom (V-ISM) e só nisso já dá uma boa refrescada na variação de jogabilidade. Apesar de ao meu ver, ele ser consideravelmente menos competititivo que os dois citados acima.

Se eu fosse contar as horas que já perdi SÓ nesse modo... Vish!

Os modos extras, bom, confesso que isso é boa parte do motivo que me faz curtir mais esse jogo que os outros, porque apesar de ter quase 300 horas de jogatina no Ultra SFIV (contando o tempo que tive o AE e etc) nesse exato momento, eu já devo ter passado das mil horas se contar as 4 versões de Alpha 3 que eu joguei e tive muito contato. Que foram as de PlayStation, Arcade (emuladores), PS2 (Alpha Anthology) e principalmente agora no PSP com Alpha 3 MAX.

Tais modos, principalmente o World Tour, aumentam a vida útil do jogo PRA CARALHO, justamente porque depois de zerar com todos, você quer jogar com amigos, mas poxa, e quando seus amigos não estão perto e você já sabe tudo que vai acontecer com todos os personagens no Arcade?

Aí você corre pros extras.

É nisso que Alpha 3 é forte. World Tour é um modo onde você viaja pelo mundo enfrentando desafios, evoluindo seu personagem a seu gosto e eu passei MUITO mas MUITO tempo da minha vida jogando esse modo seja no PS1 ou no PSP.

Isso sem falar no Dramatic Battle, Survival, Free Battle e todos os demais modos que de forma simples me cativaram ao extremo, é o jogo de luta que eu mais joguei na vida mesmo em termos de gameplay ou competitividade eu ainda preferir Ultra Street Fighter IV.

A diferença é justamente no "porém" que o Alpha 3 carrega consigo, isso conta muito. Até porque se você somar, poucos jogos você joga a mais de 1 ano.... 2... 5... 10... E eu tenho mais de 10 anos só de Alpha 3 que jogo constantemente.

Somando boas músicas, excelente gameplay, visual de anime melhor, cenários muito mais fodas, modos extras e bons finais pra esmagadora maioria dos personagens, eu fico com Alpha 3 como meu favorito sem pensar nem meia vez.

Nesse instante, você provavelmente está se perguntando onde diabos está Street Fighter II, certo?

Então vamos lá:


Menção Honrosa - Super Street Fighter II Turbo HD Remix

Já era Ken, esse Hadouken você não solta.

Pois é, Street Fighter II como menção honrosa. A essa altura de campeonato, vocês fãs mais puristas devem estar armados até os dentes e mirando na minha casa uma belíssima ogiva nuclear...

Mas não se enganem, eu não detesto ou desconsidero SFII.

Acontece, que ele tem uma importância histórica muito forte, ele é sem dúvidas uma das poucas coisas mais importantes que a invenção da Coca-Cola e dos fones de ouvido.

Os funkeiros ainda não descobriram sobre os fones de ouvido, mas até aí tudo certo.

Ele definitivamente nos salvou de continuar jogando até hoje jogos de luta medíocres como Pit Fighter ou qualquer merda similar que veio antes dele.

Street Fighter II meio que criou os jogos de luta (bons) e classificou todos os jogos de luta que vieram antes dele automaticamente como bosta ou bostas maiores. Porém...

...não é muito difícil encontrar um bug violento seja nas versões caseiras ou de arcade, ou mesmo jogos de outras franquias melhores que ele e nem é muito difícil fazer isso, no meu post da elite dos jogos de luta eu já falei uma porrada.

Felizmente, Street Fighter II é um jogo extremamente sólido, principalmente em suas versões finais, seja New Challengers, II Turbo, Turbo HD Remix, Hyper SF II e etc... Mas ainda assim já foi meio que devorado pela própria série, todos os cinco acima eu os considerado exponencialmente melhores que ele, mesmo um deles que nem sequer é da própria Capcom.

Eu não sou movido à nostalgia, eu amo esse jogo mas não consigo deixar a qualidade dos outros o tornar menores que esse só por nostalgia. Não dá pra mim, a qualidade vem acima de tudo. Independente de época.

Ele é um marco histórico e divisor de águas, mas hoje em dia é um jogo até mesmo ultrapassado.

----------------------------------------

Seria muito massa terminar o post por aqui, mas ainda tem espaço pra mais um... Somente um.

Qual seria?

Então lá vai:

Troféu Bosta de Elefante - Street Fighter II: The Movie

Senhor, por que me abandonaste?

...

...

...

Pois é... Momento vergonha alheia total. Eu lembrei disso e trouxe essa aberração à tona.

Acontece que esse jogo nem é tããããão ruim de jogar. Mas ele é ruim.

Primeiro porque a ideia de fazer um jogo desse filme medíocre já é ruim só de pensar. Imagina de botar em prática pra sair nos arcades?

E ainda tem esse visual de filmes, ou seja, feito com atores, nem se deram ao trabalho de criar sprites em 2D como de costume.

Puta merda, a Capcom desceu ao nível do Mortal Kombat pra isso. Ao menos Mortal Kombat era uma intenção realista e dentro da proposta do jogo, sem falar que era o melhor que podiam fazer com aquele orçamento, a Capcom já tinha mais dinheiro que o dono do Mc Donalds naquela época, precisava MESMO fazer algo assim?

HEIN CAPCOM? ME DIZ?

ISSO NÃO É STREET FIGHTER, EU ME RECUSO!!!! *chorando enquanto escrevo*

Sem falar que o filme coloca Guile como principal, afinal de contas, ele é americano... E a Capcom vai lá e me aceita essa ideia pra um jogo.

CAPCOM, UMA EMPRESA JAPONESA, PERMITE O FILME E DEPOIS O JOGO! MAS QUE DIABOS DE MERDA VOCÊS TEM NA CABEÇA?

...dinheiro. Essa é a resposta. Se tiver grana a Capcom vende até a mãe virtual dela, basta lembrar o que fizeram com Devil May Cry.

E antes de terminar dei uma outra jogada.

Ele é ruim de jogar sim.

Esse visual do filme... Os atores no jogo... O tal do Sawada...Não consigo pensar em nada pior do que isso.

Talvez jogar Final Fantasy VIII...

Credo Capcom... Vou ali jogar um Alpha 3 pra tirar esse gosto de merda da boca. Merda de elefante ainda por cima....

...

...

...

Se querem um jogo alternativo, vão pro Pocket Fighter. Finjam que esse jogo não existe, nunca existiu e que não leu sobre ele nesee post, porque mesmo eu estou com vergonha de ter escrito isso e de ter baixado pra tentar jogar.

10 comentários:

vivaoplay disse...

Bom a princípio meus parabéns jovem gafanhoto, que post do barulho, detalhe tenho que concordar contigo em vários aspectos. Juro que pensei que esse Street Fighter the Movie nem seria mencionado e a bosta de elefante seria o Street Fighter I que é bem estranho também. Com toda certeza Street Fighter Alpha 3 é o ápice de toda a série, foi onde acertaram muitas coisas mantiveram a presença do pessoal do Final Fight, algo que curti muito porque também sou fã da série.
Por mais posts zicas como esse jovem guerreiro.

Leandro"ODST Belmont Kingsglaive" Alves the devil summoner disse...

Street Fighter EX é perseguido na mídia, mas nas locadoras onde estive ele nunca foi criticado e a jogabilidade tem um potencial de apelação quase infinito, se o jogador souber combinar os Speciais..ou Ultra. ou secreto mesmo

e gosto mais da primeira versão da EX. o EX2 é legal e pans e novamente falo: alguns personagens desse game deveriam ter o seu espaço.

ainda bem que nunca cruzei com esse SF do filme...na verdade, já vi a capa do game numas locadoras, mas ninguém que conheço se arriscou a jogar na época. e é mais pela recepção que tiveram ao ver o filme.

"Sem falar que o filme coloca Guile como principal, afinal de contas, ele é americano..."

que é interpretado por um Belga...vai entender a Capcom.

parabéns pelo post Juninho, e tu vai fazer uma analise desse Ultra SF 4? tipo, ele é mais do mesmo ou muda algo além dos 3 personagens novos?

a Decapre não é original, ela não conta.

Anônimo disse...

PINGAS!

Unknown disse...

mano sou fã de street fighter ja joguei quase todos, o ex é um dos meus preferido, mas se vcs querem jogar um foda tentem achar o street fighter 4 mugen, ele é pirata mas ficou muito top, tem todos os personagem que ja fizeram de street fighter, graficos otimos, jogailidade otima, sequencias, especias fodas e nova especiais, muito top compensa vcs baixarem

Unknown disse...

Meu ovo seu merda!

Arison Wesley disse...

Mano, obrigado pelo post... Ri alto aqui. Estava a procura de dicas de qual jogo de luta iniciar minha namorada (aplausos) no mundo gamer, fiquei com o SF Alpha 2 pela dinâmica do modo versus.

Unknown disse...

Mano, que FODA! foi super legal ler a lista, realmente fiquei surpreso em ver aquele jogo apenas na menção honrosa, mais gosto é gosto né, tbm sou muito Fã de Street Fighter e pra min ela é a malhor franquia de games de luta e uma das melhores de todos os tempos

Unknown disse...

Me impressionei em não ver Street Fighter 2 na lista. além dele ser tão incrível vc botou até mesmo o Ex 2 mais não ele, isso chega a ser absurdo! (ótima lista tirando isso.)

Juninho! disse...

Eu botei na menção honrosa. XD

Anônimo disse...

O Street Figther Alpha 3 é o melhor sem duvidas